Protocolo de Cooperação com Palencia
- Detalhes
- Categoria: Notícias
- Publicado em 11-05-2015
Maria do Céu Albuquerque, Presidente da CIM do Médio Tejo e Ana Maria Asenjo, Presidente da Diputación de Palencia, assinaram no dia 8 de maio um protocolo de colaboração para a implementação do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Interpal-Medio Tejo, com o objetivo de colocar em marcha projetos e atividades de cooperação que impulsionem o desenvolvimento de territórios com caraterísticas socioeconómicas similares.
Os Agrupamentos Europeus de Cooperação Territorial (AECT ) servem como um instrumento de cooperação a nível da UE para ultrapassar os obstáculos à cooperação transfronteiriça, uma vez que permitem a criação de agrupamentos para implementar projetos de cooperação territorial co- financiados pela Comunidade ou realizar atividades de cooperação territorial por iniciativa dos Estados-Membros. Tem como objetivos facilitar e promover a cooperação transfronteiriça, transnacional e inter-regional entre Estados-Membros e entre os Estados regionais e autoridades locais.
Trata-se de um primeiro passo que permitirá obter mais fundos comunitários e desenvolver projetos de colaboração, uma vez que as AECT são prioritárias nos programas de cooperação.
Maria do Céu Albuquerque “realçou a importância desta colaboração com a Diputación de Palencia, referindo o conjunto de potencialidades que ambas as entidades têm para poder trabalhar em conjunto matérias tão importantes como a agricultura; meio ambiente; culturaturismo e património; políticas sociais e emprego. Pretendemos unir esforços para colocar em prática o que hoje aqui foi assinado permitindo continuar a servir cada vez melhor os nossos cidadãos, este é um dos desígnios que consideramos fundamentais”.
Estiveram ainda presentes nesta 1.ª reunião de trabalho outros representantes daquela Diputacíon, bem como uma comitiva da CIM do Médio Tejo representada pelo Presidente da Autarquia de Vila Nova da Barquinha, Fernando Freire e o Secretário Executivo, Miguel Pombeiro.