A oferta rodoviária na região do Médio Tejo é assegurada pelas estradas mais importantes da rede viária nacional, com inúmeras ligações ao resto do país, salientando-se os vinte e três nós de acesso nas autoestradas A1, A13 e A23. As viagens pelo território abrangem, igualmente, itinerários complementares (IC3, IC8 e IC9), estradas nacionais (destaque para as N1, N2 e N3) e diversas vias regionais e municipais.
A autoestrada do Norte (A1) constitui o principal eixo rodoviário nacional ao permitir a ligação entre as cidades mais importantes do país, Lisboa (capital) e Porto. O trajeto abrange três municípios situados a sudoeste do Médio Tejo (Alcanena, Torres Novas e Ourém), garantindo o acesso a toda a região através de dois nós de ligação. Uma das áreas de repouso desta via está localizada em Fátima, no concelho de Ourém.
Nós de ligação no Médio Tejo (sentido Lisboa-Porto)
O trajeto previsto para a autoestrada do Pinhal Interior (A13) percorre o território nacional entre as localidades de Marateca e de Coimbra, todavia, alguns dos troços encontram-se em execução. O troço construído entre Entroncamento e Coimbra abrange a região do Médio Tejo, mais propriamente os concelhos de Entroncamento, Vila Nova da Barquinha e Tomar, onde estão localizados oito nós de ligação.
Nós de ligação no Médio Tejo (sentido Marateca-Coimbra)
A autoestrada da Beira Interior (A23) atravessa uma parte significativa do território localizado a sul no Médio Tejo, em sete dos seus concelhos (Alcanena, Torres Novas, Entroncamento, Vila Nova da Barquinha, Constância, Abrantes e Mação). Esta autoestrada parte da A1, no nó de Torres Novas, servindo a região com treze nós de ligação e a área de serviço de Abrantes (ao km 44).
Nós de ligação no Médio Tejo (sentido Torres Novas-Guarda)
NOTAS INFORMATIVAS
O itinerário complementar IC3, uma vez concluído, passará a integrar a Autoestrada do Pinhal Interior (A13) na totalidade; a indicação dos quilómetros em cada saída será acrescentada quando todos os troços estiverem em funcionamento.
O nó de ligação Domingos da Vinha/Gavião/Belver (saída 13), na Autoestrada da Beira Interior (A23), encontra-se localizado fora do território do Médio Tejo, contudo, garante o acesso a alguns concelhos da região.
A rede de caminho de ferro no Médio Tejo é constituída por um total de vinte e seis estações e apeadeiros ativos, situados ao longo dos quatro eixos ferroviários que atravessam oito concelhos e asseguram o transporte de passageiros e mercadorias na região.
A Linha do Norte assegura mais de metade do tráfego ferroviário nacional (passageiros e mercadorias) entre as cidades de Lisboa e Porto. Oito das suas estações encontram-se no Médio Tejo, nomeadamente nos concelhos de Torres Novas, Tomar, Ourém e Entroncamento. Na estação do Entroncamento é assegurada a ligação à Linha da Beira Baixa e na estação da Lamarosa (Torres Novas) faz-se o transbordo para o Ramal de Tomar. O transporte de mercadorias realizado nesta linha engloba alguns ramais e terminais ferroviários afetos a operadores logísticos.
Estações e apeadeiros no Médio Tejo (sentido Lisboa-Porto)
Na Linha da Beira Baixa é efetuado o transporte de passageiros e mercadorias entre as estações do Entroncamento e da Guarda, consistindo no eixo ferroviário com maior número interfaces na região do Médio Tejo. As treze estações e apeadeiros do Médio Tejo distribuem-se pelos concelhos de Entroncamento, Vila Nova da Barquinha, Constância, Mação e Abrantes, sendo que no último município (estação de Abrantes) é assegurada a ligação à Linha do Leste. Nesta linha entroncam diversos ramais ferroviários industriais, destacando-se os que abastecem a Caima (celulose) e a Central Termoelétrica do Pego (carvão), localizadas nos municípios de Constância e Abrantes, respetivamente.
Estações e apeadeiros no Médio Tejo (sentido Entroncamento-Guarda)
O serviço de transporte de passageiros no Ramal de Tomar em direção à cidade que lhe dá nome, tem início na linha do Norte, mais especificamente na estação da Lamarosa. O resto do percurso inclui outras seis estações situadas no município tomarense.
Estações e apeadeiros (sentido Lamarosa-Tomar)
A Linha do Leste garante a ligação à fronteira espanhola, junto a Elvas, e destina-se ao transporte exclusivo de mercadorias desde 2012. O percurso ferroviário parte do troço da Linha da Beira Baixa que atravessa a região, sendo a estação de Abrantes o único interface ativo desta linha no Médio Tejo desde a supressão do serviço ferroviário de passageiros.
Estações e apeadeiros no Médio Tejo (sentido Abrantes-Elvas)